Bandas de Rock - MARILYN MANSON
História da Banda

Em 1990 a formação da banda trazia Twiggy Ramirez, Daisy Berkowitz, Madonna Wayne Gayce e Sarah Lee Lucas. O guru da Banda sempre foi o senhor Brian Warner, caso nao saibam, o proprio Anticritsto, o Reverendo Marilyn Manson. Esses nomes artisticos foram peculiarmente escolhidos, Brain Warner escolheu Marilyn Manson por se tratar do maior idolo masculino Marilyn Moroe, e o serial killer Charles Manson. 

Marilyn Manson mostra em tudo que sua forma de se vestir, de pensar veio sendo moldada a anos, na cabeca do joven adolescente Brian Warner. Abusado Sexualmente por um vizinho, o mesmo era rebelde, magro e fraco, vivia apanhado de seus amigos de escola. Tinha um avo que segundo fala "era a maior entidade do mal na terra ". Era rico, estudou sempre em colégios de elite, católicos, rígidos ao extremo.
Sempre retraido, quieto, calado, Manson dava viagem a imaginacao, e utilizava o Heavy Metal como válvula de Escape de tudo aquilo que sentia. 
 
 

Joven, comecou a se diferenciar das outras pessoas, seu interior pedia isso, comecou a usar maquiagem e mascaras, assim se sentia diferente, coisa que ate hoje faz. Formou-se em Jornalismo, era obrigado a fazer reportagens, e sempre reclamava o direito de soltar o verbo, ou em outras palavras, gostaria de passar alguma mensagem as pessoas. 

Ao formar a banda, foi achado por Trent Reznor, o dono, produtor da Nothing records, e vocalista do Nine Inch Nails. Lancou o album Portrait Of An American Family. Os comentários sobre esse cd foram um só, e se basearam no fato de Trent estar por tras da banda; seria "uma cópia do NIN". Não! Marilyn Tem uma personalidade, é completamente diferente dos NIN, tem uma energia diferente.

 

Sarah Lee Lucas saiu da banda e no seu lugar entrou Ginger Fish. Lancaram o cd Smell Like Children que se consagrou com o cover do Eurythmics, Sweet Dreams (clipe totalmente psicodelico que mostra Marilyn pintado cavalgando um porco). 

Apesar do bom CD a banda ainda não havia se consagrado. O Album Antichrist Superstar de 1996 que vendeu 132 mil unidades na semana de estréia, foi a consagração, levando a banda ao MTV Video Music Awards de 1997 no final da festa. Dayse saiu sendo substituída por Zim Zum.

Marilyn Manson, a banda, nao pode ser caracterizada por somente um punhado de ideias, é uma banda que é triste, que se rebela, que está sempre tentando destruir ou exorcizar algo. Beautiful People, mostra como a beleza é secundaria quando não maléfica. A religião Catolica e toda religião que se considere Cristã, é atacada. O Reverendo Marilyn Manson cospe, rasga e toca fogo em Bíblias, tira o próprio sangue e se limpa com suas páginas, o que rende muitas discussões protestos de associações de pais e da igreja que tentam impedir os shows e a entrada de menores. Ganhou destaque também ao receber título de sacerdote de uma igreja satanista (daí vindo o seu auto-título de Reverendo Marilyn Manson).

Em 1998 lança um novo CD e anuncia um mudança de visual, trocando as roupas pretas e pornográficas anteriores por roupas mais coloridas. A aparicao no VMA deste ano (cantando Dope Show) apresentou Marilyn com cabelos vermelhos, curtos, uma roupa esquisita e implante de um seio, e namorando com Julia Valet, da MTV Européia. O cd mudou o enfoque das musicas, sendo mais triste e pesado. Zim Zum, um ícone da banda, saiu, e em seu lugar temos uma incógnita.**

Banda norte-americana que mistura temas polêmicos como o homossexualismo, satanismo e sadomasoquismo, indo contra todos os padrões conservadores. Nos  shows a banda gera muita polêmica, maquiando-se como demônios, vestindo roupas de sadomasoquismo e rasgando bíblias.... Essas atitudes fizeram com que formassem no mundo todo campanhas "Anti-Marilyn Manson". Um dos fatores que mais choca os conservadores é a crença religiosa do vocalista, que se autodenomina o "Anticristo", admitindo ser satanista e padre da Igreja de Satã. Mas o que o vocalista tem a dizer sobre isto? 

"De fato, sou um padre na igreja de Satã! O satanismo é uma filosofia 

que me fascina, é a maior rebelião contra a ordem de Deus.

Mas também me interesso por Nietzche, Freud, o

fim do mundo e outras filosofias. O satanismo é normalmente 

percebido como a adoração do diabo. Na realidade, 

o satanismo é obliteração do

cristianismo, que objetiva controlar as pessoas. Elas,

enfim, podem escolher viver com suas

próprias forças internas."

(Marilyn Manson)

  Quando é perguntado sobre Deus, Marilyn Manson, ex aluno de um colégio de padres, diz ainda acreditar em Deus, embora ache que Ele não seja algo a ser adorado. E sobre o pacto com o Diabo? Ele responde: "Ele que precisa fazer um pacto comigo!" Fora ser a reencarnação do Diabo, Marilyn Manson ainda é acusado de ter tirado duas costelas, de ter fumado ossos humanos, de ter feito o papel de Paul no seriado "Anos Incríveis", de ser homossexual e de usar drogas.

"No fundo, não existe diferença entre a verdade e a mentira, porque se você

acreditar numa mentira, ela acaba se tornando verdade. Então mesmo que

eu diga se isso é verdade ou não, as pessoas vão continuar perguntando à

respeito. Vocês devem usar sua própria inteligência para interpretar

se isso é verdade ou não. Fumar ossos

pode dar dor de cabeça."

"Até aqui na América do Sul vocês sabem disso? Eu fazia a Winnie Cooper.

Mas tive meus seios cortados. Embora eu não ache que ela tinha seios."

"Você está me propondo algo? Depende. 

Você pode experimentar muita coisa com o seu

corpo, mas o que está no seu coração é o que determina. 

Em outras palavras, se você chupasse o meu pau mas não me amasse,

você não seria gay."

"Você tem algumas pra me dar?

Acho que todo mundo deve experimentar drogas. Eu tomo as que me dão.

Você gosta de heroína?"(Marilyn Manson)

**

***
 
 Este site foi criado por Thiago Henrique de Albuquerque
Todos os direitos reservados - 28 de Janeiro de 2000
                Críticas e comentários, gentileza endereçar E-mail para: thenrique@usa.net
Copyright © 2000 by Thiago Henrique de Albuquerque. All rights reserved.